Header Graphic
Catholic World Art
Artist, Ira Thomas
Header Graphic
 

 

 

 Justiça e Misericórdia
 
Anterior                                                     Seguinte
 
Deus é Amor; e entre outras coisas, Deus é Verdade, Deus é Beleza, Deus é Bondade, Deus é Poder, Deus é Justiça e Deus é Misericórdia.
 
Misericordioso pode ser um adjetivo para descrever Deus, mas Misericórdia é o substantivo que define a Sua essência. Ele não é apenas verdadeiro, mas é a própria Verdade; não apenas o bem, mas a própria Bondade, etc. Ele é a fonte pela qual estes adjetivos metafísicos podem ser conhecidos. Contemplar este mistério não é apenas alimento para toda a vida, mas será o nosso alimento ilimitado na vida após a morte. Nesta pintura, contemplei a Justiça e a Misericórdia.
 
A Justiça pintada como uma faixa preta e branca à esquerda, é modelada por anjos contra os demónios que apontam para baixo. A Misericórdia é representada numa faixa vermelha e branca à direita. As figuras brancas são a referência aos santos, perdoados, redimidos e brancos como a neve pelo sangue do Cordeiro, Jesus.
 
Deus é a eterna Justiça e a eterna Misericórdia, mas estas fontes não podiam ser exercitadas antes que ele criasse alguma coisa. A Justiça terá sido empregada pela primeira vez com a rebelião dos anjos, e a Misericórdia com a queda do homem. 
 

Direitos reservados 2002-2021 - Ira Thomas
Traduzido por Helena Domingues