Header Graphic
Catholic World Art
Artist, Ira Thomas
Header Graphic
 
 
Maria, Desatadora de nós
 
Anterior                                                     Seguinte
 
O artista alemão Johann Georg Melchior Schmidtner (1625-1707) nos deu a pintura devocional de Maria, Desatadora dos Nós. Foi encomendada pelo neto de um casal cujo casamento estava à beira do divórcio, mas foi salvo com a ajuda de Maria sob esse título. Esta é a minha versão com base na mesma composição da pintura de Schmidtner.
 
Maria é mostrada desembaraçando uma fita de casamento usada num costume conhecido como handfasting, no qual uma fita é enrolada nas mãos entrelaçadas do casal de noivos. A fita atada é entregue a Maria por um anjo e é recebida desembaraçada por outro anjo. Os nós simbolizam os muitos problemas que ameaçam os casamentos: infidelidade, vícios, discórdia, violência doméstica, abuso verbal, egoísmo, ganância, etc.
 
Maria usa as cores que a representam como rainha da terra e rainha do céu, onde é seguida pelos seus anjos. Além disso, o vermelho do amor e o azul da harmonia se relacionam com a satisfação de um bom casamento. Ela é coroada com doze estrelas (Ap 12: 1) e esmaga a cabeça da serpente atada sob seus pés (Gn 3:15). Através da graça lhe é dada pelo Espírito Santo,revelada na forma de uma pomba, ela desembaraça os nós com as suas mãos amorosas.
 
Na parte inferior da pintura, há um detalhe do Arcanjo Rafael conduzindo Tobias à sua esposa Sarah, ligando ainda mais a pintura ao casamento e superando quaisquer obstáculos no matrimónio, como o caso de Tobias (Livro de Tobit).
 
O pecado causa nós no casamento e na vida familiar. "O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria" (Santo Irineu, 130-202 dC). Peçamos a Maria, Desatadora dos Nós, que interceda por nós, para que através de suas mãos Deus possa resolver todos os casamentos problemáticos.
 

Direitos reservados 2002-2021 - Ira Thomas
Traduzido por Helena Domingues