Quando nos arrependemos e Deus perdoa o nosso pecado, a nossa culpa desaparece, mas as consequências a longo prazo não desaparecem simplesmente. Mesmo o pecado mais pequeno causa danos à Igreja e ao mundo. A justiça exige que façamos penitência para reparar o que danificámos.
Um dos dons mais magnânimos de Cristo é o ensino infalível das indulgências pela Igreja.
Os méritos conquistados por Jesus Cristo e por todos os seus santos estão simbolizados pela parte superior dourada deste quadro. É a este tesouro de méritos colocados à nossa disposição que chamamos indulgências.
A Igreja determinou certas orações e acções para obter as indulgências deste tesouro, e para as aplicarmos a nós próprios ou aos nossos entes queridos falecidos.
As almas do purgatório estão a ser dolorosamente purificadas. Gota a gota, as veias vermelhas destas almas estão a ser preenchidas com ouro. Represento isto mesmo no lado esquerdo do quadro.
Contudo, para acelerar a transfusão, as indulgências parciais podem fornecer uma onda de sangue dourado do tesouro. Isto é mostrado na secção central do quadro, enquanto do lado direito, as indulgências plenas transformam as veias vermelhas em veias de ouro de uma só vez.
Porque é que não havemos de aproveitar com gratidão estas indulgências, para repararmos os nossos pecados e libertarmos as pobres almas do purgatório?
Direitos reservados 2002-2025 - Irene Thomas
Traduzido por Helena Domingues